Policarbonato – PC
Os Policarbonatos (PC) são poliésteres formados por grupos fenóis na principal cadeia. Além disso, eles são transparentes, sendo que essa transparência pode chegar a até 90%. Isso acontece porque a cristalinidade é baixa, o que significa que a cadeia é quase amorfa. A explicação deve-se ao fato de que há grupos de benzeno na principal cadeia, e por isso, ela é muito rígida, impedindo a flexibilidade da molécula.
Outra característica é a alta resistência mecânica à tração e ao impacto. Os Policarbonatos também possuem boa propriedade elétrica e dureza até a temperatura de 140°C.
Eles são inertes, e a estrutura molecular é bastante simétrica. Apesar de serem separados por hidrocarbonetos aromáticos, os grupos são polares.
Este tipo de material possui uma resistência muito alta à chama e às intempéries. Já a densidade do material é de 1,20. Os policarbonatos também têm outra vantagem: são bem mais leves do que outros materiais, como vidro e plástico.
Aplicações do Policarbonato:
Este material é usado como matéria-prima na produção de placas para serem usadas no lugar do vidro em condições específicas, como, por exemplo, nos aviões (uso nas janelas, porque o material deve ser muito resistente), nos tetos solares de prédios, etc. Outra aplicação: fabricação de óculos de sol e produção de CD’s e DVD’s.
Por serem facilmente moldados a altas temperaturas, os policarbonatos têm a propriedade do reuso. Isso é, são recicláveis. Nas engenharias eletrônica e elétrica, é amplamente usado na produção de caixas para relés, chaves temporizadoras, e até mesmo alguns tipos de baterias, dentre outros. Isso porque o policarbonato é um isolante muito bom (tanto térmico quanto elétrico), e além de ter uma ótima durabilidade, apresenta alta resistência ao fogo.
O policarbonato é usado na produção de fios em formato de espiral, já que o policarbonato é um bom isolante. Ele é resistente à tração, não sofre deformação, não perde sua estabilidade térmica e resiste muito bem à deterioração causada pelo oxigênio.
Os filmes produzidos com este material e com elevado peso molecular são usados na fabricação de capacitores. Destacam-se o uso na fabricação de peças para automóveis, janelas de ginásio, quiosques, aplicações na fotografia e aplicações nas casas, na produção de potes, garfos, facas, de copos, fruteiras, etc.